Relato reflexivo
Por incrível que pareça, para decidir realmente iniciar o curso, solicitei a ajuda dos meus alunos. Informei a respeito dos objetivos e perguntei a opinião deles. Imediatamente, a agitação a favor tomou conta das turmas consultadas.
Senti-me ainda mais motivada e curiosa com a nova oportunidade de conhecimento no que se refere à utilização das ferramentas tecnológicas como mais um recurso para a aprendizagem dos alunos, sobretudo, pela carência de acesso ainda encontrada por muitos no seu cotidiano e também pela falta de funcionamento da Internet na própria escola.
O aproveitamento didático das atividades durante as aulas de língua portuguesa até então ministradas, mais uma vez, ocorreu apenas no ambiente da sala de aula e na Sala de Leitura da escola, como já é comum no meu trabalho cotidiano. É preciso “driblar” as dificuldades encontradas e seguir em frente.
Lamentavelmente, até o presente momento desse ano letivo, não foi possível por em prática algumas atividades sugeridas e criadas com o que aprendi no curso na Sala do Acessa Escola, pois nenhum aluno e nenhum professor da escola em que leciono fez uso da Internet devido à falta de funcionamento da rede/do sistema (como sempre se alega, trata-se de “problemas técnicos”).
Com relação à produção de textos para o contexto digital e a composição do blog foi de extrema importância, pois adquiri mais confiança leitora e escritora. Sabendo que ainda me encontro em processo de aprendizagem no assunto considerei a possibilidade de criar outro blog e envolver meus alunos no processo leitor/escritor - reais protagonistas - construindo um novo Projeto de Leitura e Escrita juntamente com a clientela – propondo o levantamento em conjunto dos objetivos, das metas, das estratégias de incentivo a leitura e da avaliação.
Por fim, ao realizar o curso em minha casa, ampliei o aprendizado que envolveu as práticas atuais de leitura e escrita considerando os diferentes recursos midiáticos.
Fábia Vilela da Fonseca.
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